Você está aqui: Página Inicial / Processo Seletivo

Processo Seletivo

A Universidade Federal de São Carlos, polo Sorocaba, iniciou suas atividades no MNPEF no ano de 2014, com um processo seletivo e ingresso (2014/2014) neste mesmo ano. Todos os detalhes de cada PROCESSO SELETIVO/INGRESSO estão disponibilizados no menu ao lado.

O Memorial Descritivo da Trajetória Acadêmica e o Plano de Trabalho são documentos essenciais exigidos na seção 3.2.e) do Edital Complementar para o ingresso no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do polo da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Estes e os demais documentos exigidos, caso o candidato seja classificado para a segunda etapa, devem ser entregues conforme especificações do Edital Complementar correspondente ao Processo Seletivo do ano de ingresso.

No Memorial Descritivo da Trajetória Acadêmica o candidato deve relatar sua formação acadêmica e complementar, como cursos técnicos e outros, suas experiências anteriores na área de ensino de física ou de pesquisa (se houver) e outras informações adicionais que demonstrem potencial para o desenvolvimento de seu trabalho para a condução do mestrado.

Para a elaboração do Plano de Trabalho o candidato deve especificar os seguintes tópicos:

  • Título do Plano de Trabalho;
  • Nome do Candidato;
  • Linha de Pesquisa.

Escolha uma das três linhas de pesquisa abaixo:

  1. Física no Ensino Fundamental - Área de concentração: Física na Educação Básica 
  2. Física no Ensino Médio - Área de concentração: Física na Educação Básica 
  3. Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física. Área de concentração: Formação de professores de física em nível de mestrado.

Estas estão detalhadas no link MNPEF UFSCar.

No plano de trabalho serão considerados, como critérios gerais de avaliação, a capacidade de argumentação clara e coerente por parte do candidato sobre o que o mesmo pretende desenvolver, seja esse um material paradidático, simulações computacionais, metodologias de ensino, dispositivos eletrônicos, ópticos, mecânicos, etc., e de que forma espera-se que este material contribua para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de sua escola.

Dúvidas adicionais devem ser enviadas para