Você está aqui: Página Inicial / PROCESSO SELETIVO 2019

PROCESSO SELETIVO 2019

Estão abertas, até o dia 24/10/2018, as inscrições para o Processo Seletivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) para ingresso no ano de 2019. O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFSCar, campus Sorocaba, PROFIS-So, compõe o Polo 42 do MNPEF e está oferecendo 10 vagas para o ingresso em 2019.

Criado em 2014 o PROFIS-So possui 11 professores doutores especializados nas áreas de Ensino de Física e Física Geral. O PROFIS-So conta hoje com 32 alunos regularmente matriculados, todos com orientadores e projetos definidos nas três linhas de pesquisa:

1) Física no Ensino Fundamental;

2) Física no Ensino Médio;

3) Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física.

Dos 32 alunos matriculados, 17 possuem bolsas de mestrado concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PROFIS-So já conta com 10 defesas de mestrado homologadas, com título de Mestre em Ensino de Física, e uma previsão de mais 14 defesas para serem realizadas até março de 2019.

Adicionalmente ao foco dado para a melhoria da formação dos professores do ensino básico com o oferecimento de disciplinas nas diversas áreas da Física e em Fundamentos Teóricos de Ensino e Aprendizagem, o PROFIS-So possui o diferencial de dar ênfase na escrita científica em algumas disciplinas, ensinando o passo a passo sobre a escrita de projetos e artigos científicos, simulação de processos de submissão de artigos para revistas de ensino indexadas e como realizar uma boa apresentação sobre resultados de pesquisa em ensino de Física, considerando o professor do nível básico de ensino como um pesquisador ativo utilizando a sua própria prática docente para a produção de produtos educacionais.

O processo seletivo para ingresso em 2019 terá duas etapas: 1) Prova Escrita Nacional a qual versará sobre tópicos de Física Geral e 2) Prova de Defesa de Memorial, na qual o candidato deverá discorrer oralmente sobre a sua trajetória profissional.

Para maiores informações sobre as inscrições no MNPEF e a prova escrita nacional clique aqui.

Os detalhes de todas as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital Nacional.

Para maiores informações sobre o ingresso no Polo 42 do MNPEF, na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, acesse o Edital Complementar local.