A produção no MNPEF
O Produto Educacional, por Marco Antônio Moreira
O MNPEF não tem como foco a pesquisa em ensino de Física, mas sim o desenvolvimento de produtos educacionais, a implementação desses produtos em sala de aula e um relato de experiência dessa implementação. Resultados de pesquisa em ensino de Física há muitos, desde os anos setenta do século passado, mas esses resultados não chegam às salas de aulas de Física, ficam nas revistas. O MNPEF é uma boa oportunidade de trazer esses resultados às aulas de Física. O produto educacional pode ser um aplicativo, um texto para o professor, um vídeo, uma estratégia didática, o uso do computador, do celular, etc., em sala de aula para ensinar Física. As possibilidades são muitas, o importante é inovar, gerar um produto, usá-lo em situação real de sala de aula e relatar (na dissertação) o que aconteceu.
Obviamente, para isso é preciso ver se há, na literatura, relatos de experiência análogas. É preciso também ter alguma visão do que é ensinar e do que é ciência.
É também necessário planejar a implementação do produto e registrar o que acontece. Mas não se trata de revisão da literatura, fundamentação teórica, metodologia de pesquisa, tal como se espera de uma dissertação acadêmica ou de uma tese de doutorado. A dissertação do MNPEF não deve ser uma dissertação acadêmica, mas sim um relato de experiência, muito bem feito, com foco no desenvolvimento do produto e sua utilização na escola, nas aulas de Física.
Planejamento e escrita dos documentos Dissertação e Produto Educacional
No MNPEF, espera-se que:
- o tema de pesquisa envolva, necessariamente, conceitos de física e estratégias de ensino e aprendizagem de física, no contexto do ensino fundamental e médio;
- o trabalho de conclusão envolva a produção de um produto educacional e de uma dissertação, na qual estarão descritos e relatados o desenvolvimento e a aplicação do produto;
- a dissertação tenha "começo, meio e fim", isto é, possua uma introdução com a motivação, uma seção discutindo trabalhos relacionados ao tema, uma fundamentação teórica e/ou epistemológica em Física e em Teorias de Aprendizagem, uma descrição do produto e da sua implementação em sala de aula, da receptividade, da reação dos alunos, do que aconteceu e dos resultados obtidos e uma breve conclusão.
- nos AGRADECIMENTOS, obrigatório para todos os alunos, conste o agradecimento à Capes, conforme sugestão: "Agradeço à CAPES pelo fomento ao MNPEF durante todo o período de formação."
A formatação da DISSERTAÇÃO DE MESTRADO deve seguir as normas exigidas pela Biblioteca da UFSCar de Sorocaba (BSO) e pela SBF.
- a introdução da Dissertação aborde o contexto e a motivação para as atividades desenvolvidas a seguir, uma introdução aos conceitos pedagógicos empregados, assim como uma introdução aos conceitos físicos envolvidos no produto educacional, em nível universitário e contextualizados, o que significa o uso adequado da linguagem científica e sua notação, em contraste com textos de divulgação científica ou livros texto do ensino médio;
- o produto educacional aborde um tema de ensino de física dos currículos do ensino médio ou fundamental. Além disso, que se tenha clareza de que o produto é o principal objeto de pesquisa do aluno, o qual deve ser aplicado em uma turma regular, com os resultados relatados na dissertação;
- o produto educacional seja incluído como um apêndice da dissertação e que seja redigido e formatado de tal forma que seja compreensível e reproduzível somente a partir de sua leitura, isto é, que a leitura da Dissertação não seja condição para a compreensão e eventual reprodução da proposta educacional;
- na entrega da versão final, após a defesa, o produto seja disponibilizado em arquivo separado, mantido também como apêndice da dissertação;
- se houver, na Dissertação e/ou no Produto, imagens de crianças e adolescentes, estas deverão ser apresentadas de tal forma que não permita a identificação dos retratados ou, alternativamente, deve-se apresentar anexos à Dissertação as autorizações dos pais ou responsáveis para a sua utilização e divulgação;
- após a defesa, dissertações e produtos, corrigidos conforme orientações da banca, devem ser enviados para a Secretaria do MNPEF, para o processo de homologação e divulgação da "Produção Acadêmica" do MNPEF.