Exame de Qualificação

O EXAME DE QUALIFICAÇÃO é uma exigência do PROFIS-So da UFSCar, campus Sorocaba, no qual o(a) aluno(a) deverá ser aprovado(a) antes da realização da defesa final de sua Dissertação de Mestrado.

O EXAME

O Exame de Qualificação ao Mestrado constará de uma arguição com base no produto educacional desenvolvido pelo(a) candidato(a) e sua aplicação em sala de aula. Para isso o(a) candidato(a) deverá elaborar uma monografia no formato da dissertação de mestrado e apresentar a mesma à banca para avaliação. Além da análise da viabilidade do produto educacional para aplicação em sala de aula, a banca avaliará se a escrita do material entregue está nos padrões formais de um trabalho a nível de mestrado.

PRAZOS DE REALIZAÇÃO DO EXAME

  • O período ideal para realização do exame de qualificação é no início do 4o semestre de curso, ou seja, entre 18 e 21 meses do ingresso do estudante no curso de Mestrado.
  • O prazo máximo regular (no sistema) para a realização do Exame de Qualificação será de pelo menos 6 (seis) meses antes do prazo máximo para a defesa do Mestrado, ou seja, em até 30 meses do ingresso do estudante no curso de Mestrado. 
  • Caso este prazo máximo necessite ser estendido, é necessário enviar uma solicitação formal com justificativa, por email, com cópia e ciência do orientador, à coordenação do PROFIS-So para que a mesma seja analisada pelo Conselho de Pós-Graduação.
  • O agendamento do exame de qualificação deve ser realizado pelo discente, no sistema ProPGweb, com no mínimo 20 dias de antecedência. O envio do trabalho aos membros da banca ficará sob responsabilidade do discente e/ou seu orientador(a).

COMPOSIÇÃO DA BANCA DO EXAME

A banca do Exame de Qualificação poderá ser indicada pelo(a) orientador(a) do projeto e será constituída por:

  • o(a) orientador(a) - presidente da banca;
  • dois membros titulares (internos ou externos à UFSCar);
  • dois membros suplentes (internos ou externos à UFSCar).

Os membros da banca devem ter título de doutorado. Solicita-se contato prévio com os membros da banca pelo(a) orientador(a) ou estudante do PROFIS-So.

IMPORTANTE: É imprescindível a indicação do presidente da banca (orientador) e dos membros suplentes para a constituição das bancas examinadoras de exames de qualificação. Após o registro da Autorização do PPG no ProPGWeb - necessária para, entre outras coisas, disparar convite para os membros da banca - não é possível realizar alteração nos dados do Exame de Qualificação, como a inclusão de outras membros na banca examinadora autorizada. Desse modo, caso não tenha sido previsto membros suplentes e algum dos titulares não possa participar no dia do exame (implicando em inobservância das normas do PPG para composição da banca), o exame não poderá ser realizado.

Pela razão acima exposta, a aprovação do Exame, pela secretaria/coordenação, só será efetuada se todos os membros titulares e suplentes estiverem cadastrados na composição da banca.

PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Desde o ano de 2020, a solicitação do exame de qualificação é realizada pelo próprio discente, por meio do sistema ProPGWeb da UFSCar e, em seguida, aprovada pelo orientador(a) e posteriormente pelo programa.

Para conhecimento, segue abaixo o link para o vídeo com o tutorial dos perfis para o agendamento da qualificação no sistema ProPgWeb, que também está disponível em cada perfil do sistema.
- Perfil 'Aluno(a)' - https://youtu.be/wM9yBLGxUr8
- Perfil 'Orientador(a)' - https://youtu.be/KNqaygqG_dM
- 'Membro de Banca Examinadora' - https://youtu.be/QFHihCHsbpg

Os convites e comprovantes de participação dos membros na banca de qualificação serão enviados automaticamente pelo sistema, após as respectivas etapas de homologação no sistema.

PROCEDIMENTO APÓS A REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O resultado da avaliação da banca de qualificação: "APROVADO" ou "NÃO APROVADO" e o parecer substanciado da banca deverão ser inseridos no sistema ProPGweb, pelo orientador(a)

Em seguida, o resultado é enviado para homologação pela Coordenação do Programa e entrará na pauta na reunião seguinte da Comissão de Pós-Graduação.

O(A) candidato(a) que for considerado(a) reprovado(a) poderá se submeter a um segundo Exame de Qualificação, dentro de prazo estabelecido pelo Conselho de Pós-Graduação do PROFIS-So.

Apenas com a aprovação no Exame de Qualificação o(a) candidato(a) estará apto(a) para a realização da defesa da Dissertação de Mestrado.